DESFAZENDO DISTORÇÕES

Vivemos em constante comunicação. Todos nós temos essa necessidade de ser ouvido e bem interpretado. Mas nem sempre é assim. É interessante observar a capacidade de algumas pessoas de entender apenas aquilo que lhe convém. Embora, na maioria das vezes, o que é dito seja muito claro, é comum as pessoas, muitas vezes má intencionadas, distorcerem o que foi ouvido e ainda passar a informação errada pra frente. Depois, até explicar que focinho de porco não é tomada, muito estrago já foi feito.
Não é diferente em relação ao que Deus fala. A Bíblia, que é a inerrante Palavra de Deus, muitas vezes é interpretada e distorcida do seu sentido real por pessoas ignorantes ou para satisfazer os maus desejos daqueles que querem ser conhecidos como lideres espirituais e nessa posição se acham no direito de retransmitir a Palavra de Deus da maneira que achar melhor para si mesmo. E seus seguidores, em sua grande maioria, sem a prática de leitura da Bíblia, não só assimilam o erro, como vivem e ainda passam para outros. Eis alguns exemplos de erros de interpretações muito comuns, alguns destes com a intenção de se aproveitar da fé alheia.
 
 1° “Vem como estais”.

Muito falado por pessoas e pastores que tentam convencer alguém a ser cristão. O problema é que colocam essa frase como dita por Jesus e isso não está na Bíblia. O verdadeiro versículo é:

“Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.” Mateus 11:28.

Portanto, é mais do que vir, é ter uma experiência de ter o cuidado do Senhor.

2° “Não toqueis nos meus ungidos”.
 
Utilizado por lideres e pastores para foro espiritual privilegiado( igual os políticos corruptos que tem foro privilegiado e não podem ser julgados pela justiça comum). Geralmente esses lideres espirituais e pastores pregam doutrinas duvidosas e para não serem questionados, tiram esse texto fora do contexto. Originalmente, esse é o versículo completo:

“Quando andavam de nação em nação, e de um reino para outro povo,
A ninguém permitiu que os oprimisse, e por amor deles repreendeu reis, dizendo:
Não toqueis os meus ungidos, e aos meus profetas não façais mal.” 1 Crônicas 16:20-22

Esse texto se repete também em Salmos 105 e podemos observar que fala do povo de Israel. Não satisfeitos, os falsos lideres se reportam as palavras de Davi em relação a Saul:

“E disse aos seus homens: O SENHOR me guarde de que eu faça tal coisa ao meu senhor, ao ungido do SENHOR, estendendo eu a minha mão contra ele; pois é o ungido do SENHOR.” 1 Samuel 24:6

Mas ao lermos atentamente o Velho Testamento, todas as vezes que encontramos a palavra “ungido”, esta se refere a profetas(“... e também a Eliseu, filho de Safate de Abel-Meolá, ungirás profeta em teu lugar.” 1 Reis 19:16b), sacerdotes(“Então o sacerdote ungido trará do sangue do novilho à tenda da congregação,” Levítico 4:16) e reis(“Ouvindo, pois, os filisteus que haviam ungido a Davi rei sobre Israel, todos os filisteus subiram em busca de Davi; o que ouvindo Davi, desceu à fortaleza.” 2 Samuel 5:17) que recebiam a unção especial do Espírito Santo para realizar o trabalho ao qual foi designado, visto que naquela época o Espírito Santo era derramado por medida e apenas sobre poucos. E nas vezes que aparece com inicial maiúscula (Ungido), trata-se do próprio Senhor Jesus. Na Nova Aliança(NT), o Espírito foi derramado sem medida sobre todos os que crêem, portanto todos nós que cremos em Jesus e vivemos segundo Sua vontade, somos ungidos do Senhor, como a Palavra afirma:

“E vós tendes a unção do Santo, e sabeis tudo.” 1 João 2:20

“E a unção que vós recebestes dele, fica em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina todas as coisas, e é verdadeira, e não é mentira, como ela vos ensinou, assim nele permanecereis.” 1 João 2:27

Sendo assim, não existe pastor ou líder espiritual infalível, todos devem passar pelo crivo da Palavra de Deus e é a igreja que deve avaliar isso.

“Lembrai-vos dos vossos pastores, que vos falaram a palavra de Deus, a fé dos quais imitai, ATENTANDO PARA A SUA MANEIRA DE VIVER.” Hebreus 13:7

“Não aceites acusação contra o presbítero, senão com duas ou três testemunhas.
AOS QUE PECAREM, REPREENDE-OS NA PRESENÇA DE TODOS, para que também os outros tenham temor.” 1 Timóteo 5:19-20
 
3° “A letra mata”
 
Outro texto fora do contexto muito utilizado por lideres e pastores hipócritas, cuja intenção é passar para as ovelhas que apenas eles tem autoridade divina de entender a Bíblia, desencorajando as pessoas a estudarem a Palavra. A conseqüência é a introdução de heresias, que em conjunto com o “não toqueis nos meus ungidos” provoca uma grande manipulação do rebanho de Deus. O texto completo é:

“O qual nos fez também capazes de ser ministros de um novo testamento, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata e o espírito vivifica.”
2 Coríntios 3:6

Quando lemos o contexto desse versículo, notamos que Paulo fala sobre a lei do Velho Testamento. Considerando que a Bíblia deve ser entendida como um todo e não apenas em um versículo ou parte dele, podemos concluir que a própria Bíblia se explica. Podemos observar nos versículos abaixo que por varias vezes Paulo se refere a Lei como letra:

“O qual nos fez também capazes de ser ministros de um novo testamento, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata e o espírito vivifica.” 2 Coríntios 3:6

“Mas é judeu o que o é no interior, e circuncisão a que é do coração, no espírito, não na letra; cujo louvor não provém dos homens, mas de Deus.” Romanos 2:29

“Mas agora temos sido libertados da lei, tendo morrido para aquilo em que estávamos retidos; para que sirvamos em novidade de espírito, e não na velhice da letra.” Romanos 7:6

E por que Paulo escreve que a letra mata? Porque pela Lei (letra) temos conhecimento do pecado:

“Que diremos pois? É a lei pecado? De modo nenhum. Mas eu não conheci o pecado senão pela lei; porque eu não conheceria a concupiscência, se a lei não dissesse: Não cobiçarás.

E o salário do pecado é a morte:

“Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor.” Romanos 6:23

E o Espírito vivifica porque vivemos uma Nova Aliança em Jesus:

“E, se o Espírito daquele que dentre os mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dentre os mortos ressuscitou a Cristo também vivificará os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita.” Romanos 8:11

A continuação do versículo de 2 Corintios 3:6 é:

“E, se o ministério da morte, gravado com letras em pedras, veio em glória, de maneira que os filhos de Israel não podiam fitar os olhos na face de Moisés, por causa da glória do seu rosto, a qual era transitória,
Como não será de maior glória o ministério do Espírito?” 2 Coríntios 3:7-8

Portanto, essa passagem nada mais é do que a comparação entre a velha e a nova Aliança e não um convite a não estudar e meditar na Palavra, ficando na dependência e a mercê de pastores e lideres sem o temor de Deus.
 
4° “Quem se isola, peca”
 
Texto totalmente deturpado da Bíblia. O versículo na verdade é:

“Busca satisfazer seu próprio desejo aquele que se isola; ele se insurge contra toda sabedoria.” Provérbios 18:1

Não é pecado se isolar. Jesus muitas vezes se isolou para ter Seu momento de intimidade com o Pai. (“E aconteceu que naqueles dias subiu ao monte a orar, e passou a noite em oração a Deus.” Lucas 6:12). Todos nós precisamos dos nossos momentos a sós para pensar, colocar as idéias em ordem. Mas não é bom vivermos isolados, longe de todos e da realidade. Isso pode ser nocivo até mesmo a nossa saúde mental. Deus não nos criou para vivermos isolados e sim para termos comunhão uns com os outros.

A Palavra de Deus é viva e eficaz. Ela não precisa de interpretações especiais ou de intermediários humanos para ser entendida. Ela só precisa de um coração sincero e verdadeiro com disposição de ser ensinado pelo Espírito Santo. A Bíblia tem tudo o que precisamos saber sobre todas as áreas de nossa vida e sobre Deus. Ler e meditar na Palavra é muito importante para a vida cristã, pois conhecendo nós a verdadeira e perfeita vontade de Deus escrita na Sua Palavra, não seremos levados por ventos de doutrinas. Por isso leia sempre a Bíblia.

“Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao SENHOR; a sua saída, como a alva, é certa; e ele a nós virá como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra.” Oséias 6:3
 ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Creia, seja livre. Seja Liberto pela Verdade.
"E conhecereis a verdade, 
e a verdade vos libertará."
 João 8:32 
Que Deus abençoe a todos.
 

6 comentários:

  1. como é bom ouvir a VERDADE....desperta povo De Jesus, sacode a poeira dos fermentos da mentira...

    ResponderExcluir
  2. A Paz irmão, o último termo, busque bem dentro da palavra a revelação de Pv 18:1, que achará, verdadeiramente quem se isola peca, Jesus se isolava pois era espiritual, somos carnais tentando ser espirituais, é diferente, a paz meu querido..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O seu ignorante onde diz que é pecado se isolar? Nem é mencionado a palavra "pecado" ou "peca" em nenhuma versão. Diz com respeito a sabedoria, esses texto diz com respeito ao egoísmo e a vida solitária sem se relacionar com pessoas.

      Excluir
    2. QUERIDO ARIEL, O PRÓPRIO SENHOR JESUS NOS MANDA NOS ISOLARMOS EM NOSSO QUARTO NO SECRETO E LA ELE NOS RECOMPENSARIA, E ASSIM SE JESUS É NOSSO GUIA E MESTRE PRECISAMOS IMITÁ-LO EM TUDO COMO FOI DITO MUITAS VEZES ELE FICOU SÓ. MAIS UMA COISA, NÃO DEVEMOS TENTAR SER EsPIRITUAIS, PORQUE DEVEMOS VIVER NO ESPÍRITO E PARA VIVER NO ESPÍRITO PRECISAMOS BUSCAR A DEUS E PARA BUSCAR COMUNHÃO E INTIMIDADE COM DEUS MUITAS VEZES É NECESSARIO ISOLAMENTO. Pr. Maecelo Ferreira

      Excluir
  3. Quem se isola peca sim, pois o Senhor Jesus só opera no corpo (igreja). Podemos ter os nossos momentos de oração em casa, que não é isolamento.

    A igreja que não busca a revelação na palavra, está morta.
    Daniel buscou ao Senhor, para que o revelasse o sonho e a interpretação do sonho do rei, para que não perecesse com os outros, que serviam ao rei nas interpretações dos seus sonhos.
    A letra apenas não tem vida, mas o espírito santo revela o seus mistérios para os fiéis.

    ResponderExcluir